O Instituto de Biologia

O Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília (UnB) atualmente é composto de 134 professores, dos quais 132 são Doutores, titulados em Universidades do Brasil e do exterior. Entre estes, 02 docente tem uma carga horário de 20 horas, 01 é portador de dupla lotação e os demais são dedicação exclusiva (DE). O IB conta, ainda, com 07 professores substitutos, 02 professores visitantes e 29 pesquisadores colaboradores.

O Instituto de Ciências Biológicas compõem-se de 07 Departamentos: Biologia Celular (CEL), Botânica (BOT), Ciências Fisiológicas (CFS), Ecologia (ECL), Fitopatologia(FIT), Genética e Morfologia (GEM) e, Zoologia (ZOO). Cada Departamento é formado por vários laboratórios, que desenvolvem linhas de pesquisa em  diferentes  áreas, as quais podem ser reunidas em dois grandes grupos: Biotecnologia e Meio Ambiente/Biodiversidade. Além dos Departamentos o Instituto conta com 03 Núcleos: Educação Científica (NECBIO), Ilustração Científica  e Entomologia Forense; 03 Centros: Centro de Primatologia, Centro de Nanobiotecnologia (CNANO) e Centro de Biotecnologia Molecular (C-BIOTECH).

No ensino de Graduação, o Instituto de Ciências Biológicas oferece três cursos no ensino presencial: Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas (diurno);  Bacharelado em Biotecnologia (diurno); e Licenciatura em Ciências Biológicas (noturno) com um total estimado de 800 estudantes, em curso atualmente. Possui duas entradas através do sistema PAS e/ou Vestibular, normalmente em janeiro e julho, oferecendo 40 vagas/curso/semestre. No ensino a distância o Instituto de Ciências Biológicas participa do Consórcio Setentrional, apoiado pela Secretária de Ensino Superior(SESu) do Ministério de Educação (MEC), na oferta do curso de Licenciatura em Biologia a Distância (LicBio) sendo a Instituição líder. Participam do consórcio 9 Instituições Federais e Estaduais. O IB/UnB é responsável por 05 polos, atendendo aproximadamente 250 estudantes. Ainda, na modalidade de Ensino a distância o Instituto em 2009 ingressou no Sistema UAB, com a oferta do curso de Licenciatura em Biologia em 02 polos (Ceilândia - DF; e Itapitininga - SP), com um total de 70 estudantes.   Além disso, o Instituto de Ciências Biológicas ministra disciplinas para inúmeros cursos de graduação da UnB: Agronomia, Engenharia Florestal, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem e Obstetrícia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Geologia, Química,  Ciências Ambientais, Engenharia Ambiental, entre outros, com um total estimado de 5.000 estudantes  por semestre.

No ensino de Pós-Graduação, o Instituto de Ciências Biológicas tem 07 Programas de Pós-graduação, com cursos de Mestrado e Doutorado: Biologia Animal, Biologia Microbiana,  Biologia Molecular, Botânica, Ecologia, Fitopatologia,  e Zoologia. Considerando estes programas o IB conta atualmente com aproximadamente 500 estudantes de Pós-graduação. O IB/UnB,  também,  é reponsável pela coordenação do Programa de Pós-graduação em Nanociência e Nanobiotecnologia (Mestrado e Doutorado)  em associação parcial com a UFG e UNIR, assim como,  pela coordenação geral do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (Doutorado) da Rede Centro-Oeste, em associação ampla com UFG, UFMT e UFMS.   Além destes Programas, docentes do Núcleo de Educação Científica do IB participam do curso de Mestrado Profissional em Educação em Ciências, o qual é um consórcio entre os Institutos de Ciências Biológicas, Física e Química. Ainda, professores do Institutos participam de Programas de Pós-graduação de outras Unidades Acadêmicas tais como Química, Ciências da Saúde, e Medicina.

Na área de Pesquisa, o Instituto de Ciências Biológicas tem os seus docentes organizados em 25 grupos de pesquisa, certificados pelo CNPq. Os docentes do Instituto participam de 08 PRONEX (Núcleo de Excelência) com financiamento da FAPDF (Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal) e do CNPq, sendo que 6 projetos são coordenados por docentes do Instituto.  O Instituto coordena 01 INC&T e têm docentes participando de outros 02 INC&T.  Inúmeros projetos de pesquisas estão em execução no Instituto com apoio financeiros do CNPq, CAPES, FAPDF, FINEP, MCT, MS.

Na área de Extensão, o Instituto de Ciências Biológicas tem oferecido cursos para a formação continuada de professores de Biologia de 1º. e 2º. graus. Ainda, são realizadas atividades como exposições Bio na Rua; Semana de Extensão; Semana de Ciências, Tecnologia & Inovação; entre outras.